Nesta segunda-feira (9), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) revelou que notificou o Twitter após dados de milhões de usuários vazarem na internet. Segundo o órgão, a intenção é fazer a companhia confirmar o incidente de segurança e, caso a resposta seja positiva, resolver a questão.
A notificação requisita que o Twitter divulgue os motivos que desencadearam o vazamento de milhões de dados. Além disso, a companhia norte-americana também deve esclarecer quais providências foram tomadas para reparar os danos e explicar como evitará que o problema aconteça novamente. A empresa de Elon Musk deve enviar a resposta até a próxima sexta-feira (13).
De acordo com um relatório do site BleepingComputer, os vazamentos divulgaram mais de 200 milhões de contas de e-mails dos usuários do Twitter. Além disso, também vazaram nomes de usuários e suas contagens de seguidores — o invasor estaria vendendo os arquivos por apenas US$ 2 (cerca de R$ 10 na cotação atual).
Desde que bilionário Elon Musk comprou o Twitter, a rede social vem passando por diversos escândalos.Fonte: Unsplash
Procon-SP e Twitter
“O Procon-SP quer que a empresa explique quais medidas técnicas e organizacionais adota para atender aos dispostos na Lei 13.709/2018 — a Lei Geral de Proteção de Dados — e esclareça qual a finalidade e a base legal para o tratamento de dados pessoais, como foi obtido o consentimento do usuário, por quanto tempo os dados ficam armazenados, com qual finalidade, e qual a política de descarte”, foi publicado em nota oficial.
Segundo o relatório, são mais de 59 GB de dados de milhares de usuários da rede social, obtidos por meio de um problema nas APIs do Twitter. A brecha foi corrigida em 2022, contudo, o hacker malicioso conseguiu obter o material antes da correção — no fim de dezembro, outro hacker anunciou a venda de informações de 400 milhões de contas.
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