O Nubank está alertando os clientes sobre um novo golpe batizado de “Nubank Natal Feliz”. Criminosos estão usando o nome do banco para enviar mensagens enganosas no WhatsApp prometendo uma transferência no valor de R$ 50 via Pix.
Com imagens da instituição, a falsa promoção usa um texto que estimula os usuários a agirem rápido para resgatar os supostos cupons antes que acabem. Diante da situação, a pessoa é levada a acessar um link fraudulento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes”, cita o blog do Nubank.
O Nubank recomenda que as pessoas não cliquem nos links de mensagens suspeitas.Fonte: Nubank/Divulgação
Como evitar o golpe do Pix Natalino do Nubank?
O Nubank orienta que os clientes desconfiem de qualquer mensagem enviada através do WhatsApp ou redes sociais. Então, é recomendado não clicar no link ou compartilhar dados pessoais.
O banco também alerta para as pessoas terem cuidado ao divulgar a chave Pix, principalmente se for o número do CPF. Isso impede que os criminosos tenham acesso a informações pessoais e bancárias.
Para mais, o Nubank recomenda que os clientes denunciem o contato usado pelos golpistas através do aplicativo oficial do banco. Essa ação pode impedir que mais pessoas caiam no golpe.
Os clientes que clicaram nos falsos links devem entrar em contato com o Nubank.Fonte: Nubank/Divulgação
O que fazer se clicar no link do Pix Natalino do Nubank?
Aos usuários que clicaram no link falso e acreditam terem tido os dados expostos, o Nubank solicita que entrem em contato com o banco pelos canais de atendimento.
“Consulte também o SOS NU, nosso guia de emergência com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais”, indica a instituição.
Fontes