De acordo com a coluna de Rodrigo Rangel, do site Metrópoles, o Palácio do Planalto, local em que fica o gabinete do presidente, teria encontrado uma ameaça cibernética em seus sistemas e estaria formatando computadores. Segundo as informações, a equipe de informática estaria lidando com a situação desde 3 de novembro, pouco tempo após a divulgação dos resultados do segundo turno das eleições 2022.
Os funcionários teriam sido avisados que o sistema de segurança digital detectou uma ameaça que exige que os computadores sejam formatados. O comunicado aponta que alguns arquivos teriam sido criptografados, comportamento comum em ataques de ransomware.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apesar de a suspeita de ataque hacker ter supostamente aparecido logo após as eleições, o gabinete da presidência ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Até o momento, não se sabe também o alcance da suposta ameaça e o motivo para todos os computadores serem formatados.
A Secretaria de Comunicação da presidência, que foi contactada pelo Metrópoles, disse que aguarda informações da área técnica sobre o assunto. A nebulosidade sobre a situação abriu brechas para discussões online sobre uma possível queima de arquivos do atual governo, já que a formatação de múltiplas máquinas poderia destruir arquivos que não estão em backup.
Fontes