Botão de login do Facebook é retirado de sites de compras

1 min de leitura
Imagem de: Botão de login do Facebook é retirado de sites de compras
Imagem: Facebook

O botão para fazer login através do Facebook está desaparecendo de vários sites, o que pode estar ocorrendo por demanda dos consumidores, preocupados com sua privacidade, diz o canal de notícias e negócios CNBC. De acordo com a emissora, grandes marcas, como a Dell, estão preferindo remover logins via redes sociais de seus sites.

Diferentemente do que ocorria há alguns anos, quando o login do Facebook era “figurinha carimbada” em toda a internet, normalmente com outros pesos pesados como Google, Twitter ou LinkedIn, agora o “f” minúsculo está sumindo. Além da Dell, a CNBC citou outras marcas que removeram a opção de fazer login via Face: Best Buy , Ford, Pottery Barn, Nike, Patagonia, Match, Amazon Prime Video e Twitch.

De acordo com a diretora digital e de informações da Dell, Jen Felch, “uma coisa que vemos em todo o setor é cada vez mais riscos de segurança ou invasões de contas, seja Instagram ou Facebook ou o que quer que seja, e acho que estamos observando as pessoas tomando a decisão de isolar essa conta de mídia social versus ter outras conexões com ela”.

Por que as empresas estão removendo o login via Facebook?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

A exclusão do login pela rede social pode ser mais um sinal da redução da influência do Facebook dentro da web, após uma hegemonia de quase vinte anos. No ano passado, os negócios da rede social foram impactos por “ventos contrários ferozes” como definiu a Meta: mudança de privacidade no iOS da Apple, concorrência do TikTok, conjuntura econômica desfavorável e denúncia de vazamentos.

CEO da empresa de gerenciamento de identidade digital LoginRadius, Rakesh Soni explicou à CNBC que muitas empresas já viram os logins sociais como uma relação ganha-ganha: os sites capitalizavam a popularidade das mídias sociais e estas reuniam dados sobre as preferências dos seus usuários. No entanto, os sites de compra não veem mais a parceria com bons olhos, principalmente "porque os consumidores estão perdendo a confiança no Facebook".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.