Na última quinta-feira (1º), o aplicativo Yandex Taxi, da Rússia, sofreu uma invasão cibernética que causou um grande engarrafamento em uma das principais avenidas da cidade de Moscou. O grupo Anonymous reivindicou o ataque.
Moscou já é uma das cidades com mais engarrafamentos do mundo, ficando atrás somente de Istambul, na Turquia. Nesse ataque em questão, já confirmado pela Yandex, diversos motoristas receberam uma solicitação para corrida na mesma região.
Em nota à agência estatal russa TASS, a empresa confirmou que "o Yandex.Taxi descobriu uma tentativa de invasores de interromper o serviço", afirmando que "várias dezenas de motoristas receberam os pedidos em massa". De acordo com a companhia, a região de Fili foi afetada e o congestionamento teria durado cerca de 40 minutos.
Someone hacked #YandexTaxi and ordered all available taxis to Kutuzov Prospect in Moscow
— Russian Market (@runews) September 1, 2022
Now there is a huge traffic jam with taxis.
It‘s like James Bond movie. pic.twitter.com/IatuAEtA2i
Ainda segundo a nota da companhia, o "algoritmo para detectar e prevenir ataques desse tipo já foi aprimorado para evitar incidentes semelhantes no futuro". A Yandex, entretanto, ainda não confirmou quem estaria por trás do ataque.
No início do ano, o grupo Anonymous declarou "guerra cibernética" contra o governo da Rússia. O grupo já assumiu a autoria de ataques contra sites do governo e também de invasões a canais locais.
Fontes