O site da Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu um ataque cibernético na última segunda-feira (15) e desde então está fora do ar. A ação maliciosa afeta a disponibilidade de diversos serviços online na cidade, como a emissão de nota fiscal eletrônica e o cadastro no CadÚnico para benefícios sociais, entre outros.
Sistemas responsáveis pela arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) também ficaram indisponíveis, assim como alguns sistemas na área de saúde. Com o ataque hacker, várias secretarias precisaram recorrer aos “velhos” papel e telefone para não paralisar as atividades.
A campanha foi direcionada ao datacenter da prefeitura, derrubando várias páginas oficiais, como o site principal da prefeitura, a plataforma Nota Carioca e o portal Carioca Digital, onde são reunidos diversos serviços digitais prestados ao público. A invasão foi registrada pelas autoridades na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
A página da Prefeitura do Rio continua fora do ar.Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro/Reprodução
De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o objetivo dos cibercriminosos era o roubo de dados sigilosos armazenados nos sistemas do órgão. Ele também informou que os serviços oferecidos por meio do portal da prefeitura foram retirados do ar de maneira preventiva, para garantir a proteção das informações.
Sem previsão de volta
Ainda conforme Paes, especialistas da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) já conseguiram reassumir o controle da administração do sistema. No entanto, as plataformas afetadas continuarão fora do ar até que seja possível confirmar a segurança do ambiente digital.
“Lamentamos todos os transtornos causados a vocês, cariocas, e ressaltamos que as nossas equipes estão trabalhando dia e noite para que os sistemas do portal da Prefeitura voltem à normalidade”, escreveu o prefeito em seu perfil no Instagram, nesta quinta-feira (18). Ele confirmou ainda que nenhum contribuinte será prejudicado em relação ao vencimento de tributos.
O site principal da Prefeitura do Rio, o portal Nota Carioca e outras páginas oficiais permanecem indisponíveis neste momento, sem previsão de quando irão voltar ao ar. Uma alternativa para quem precisa tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela administração municipal é ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 1746.
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