Um grupo de hackers supostamente ligado ao Anonymous invadiu um site do governo chinês para apoiar Taiwan, que sofreu uma série de ataques DDoS após a visita de Nancy Pelosi, autoridade dos Estados Unidos. Os hackativistas aplicaram um deface no portal, como pode ser visto nesta versão salva da plataforma.
O deface celebra a chegada de Nancy Pelosy em Taiwan e, em um texto, confirma que a ação foi aplicada como uma resposta aos ataques DDoS realizados contra órgãos da ilha.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na terça-feira (2), um dos sites governamentais de Taiwan ficou fora do ar após receber um ataque de negação de serviço. As ações começaram logo após a chegada da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos à ilha autônoma, que fica ao lado da China.
Visita tensa
A visita de Nancy Pelosi, que acabou ontem (3), aqueceu as tensões entre China e Estados Unidos. O governo asiático considerou a visita como uma provocação à soberania do país, já que, para o comando de Pequim, a ilha autônoma é um território que faz parte da China.
Ataques cibernéticos sobre Taiwan já acontecem, supostamente realizados por atores chineses.
— Felipe Payão (@felipepayao) August 2, 2022
Sites do governo local estão offline, entre eles, o site do Ministério das Relações Exteriores. pic.twitter.com/NBmCJJO5In
Enquanto a viagem de Nancy Pelosi já acabou, as tensões da visita ainda devem perdurar. Ontem (3), o governo de Pequim impôs novas sanções para suspender a importação de certos itens para Taiwan, incluindo frutas e produtos de pesca. Além disso, algumas empresas taiwanesas estão proibidas de enviar executivos para a China.
Fontes
Categorias