De acordo com informações do The Verge, hackers saquearam criptomoedas da rede Solana em mais de oito mil carteiras conectadas à internet. Além de roubarem a própria Solana, os criminosos também conseguiram saquear tokens compatíveis com a rede da criptomoeda, como a USD Coin (USDC).
O ataque ainda está em andamento e, segundo empresas de segurança e analistas independentes, os criminosos já roubaram cerca de US$ 8 milhões (cerca de R$ 42 milhões na cotação atual). Apesar de ser uma péssima notícia para o universo das criptomoedas, não é um crime incomum nesse cenário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em diferentes momentos, criminosos já realizaram ataques de spam, invasões, ataques DDoS, entre outros crimes comuns no mercado de criptomoedas. No Twitter, o perfil oficial da Solana afirma que os hackers invadiram cerca de oito mil carteiras — a empresa continua publicando atualizações sobre o caso.
Aparentemente, os criminosos exploraram fraquezas nos aplicativos de carteiras de criptomoedas.Fonte: Unsplash
Invasão na rede Solana
Por enquanto, a companhia não publicou muitos detalhes sobre o ataque, mas o cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, afirma que os criminosos estavam focando em aplicativos para dispositivos Android e iOS.
A empresa diz que o problema não está relacionado ao código principal da Solana, mas no código usado em diferentes carteiras populares entre os usuários. Segundo informações do Decrypt, os hackers podem ter comprometido as chaves de segurança dos usuários.
Categorias