A Samsung anunciou na quinta-feira (28) que irá introduzir um Modo de Reparo em seus smartphones. A funcionalidade bloqueia todos dados pessoais, garantindo que o aparelho possa ser deixado em uma assistência técnica sem risco de ter fotos ou outras informações pessoais roubadas.
Mesmo em assistências oficiais, deixar um smartphone para manutenção sem formatá-lo envolve o risco de ter informações delicadas expostas. Ainda que o técnico não furte ou vaze os dados, ele ainda teria acesso à galerias de fotos e históricos de mensagens do usuário, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais segurança e praticidade
O Modo Reparo pode ser acessado através do menu de Configurações, na opção Bateria e Manutenção do Aparelho. Uma vez ativado, o smartphone é reiniciado em um modo de boot paralelo, que oculta todos os aplicativos, contas e itens das galerias, trazendo apenas os apps padrão.
Modo Reparo oculta galerias, aplicativos e dados do usuário e só poder ser desativado via biometria ou padrão de desbloqueio seguroFonte: Sammobile
Dessa forma, a assistência consegue testar o aparelho após a manutenção, mas sem acesso aos dados do usuário. Isso elimina o desgaste de restaurar os padrões de fábrica, ou a ansiedade de depender da boa vontade dos prestadores de serviço para não violarem a privacidade do cliente.
O novo modo pode ser desativado no mesmo menu através da digital do usuário ou padrão de desbloqueio seguro — criado nas configurações de segurança e diferente do padrão que apenas destrava a tela.
A nova função chegará à série Galaxy S21, primeiro na Coreia do Sul, e posteriormente para outros modelos e regiões ao longo dos próximos meses.
Fontes
Categorias