O Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, anunciou sua mais nova solução biométrica completamente integrada às plataformas Android e iOS. A ferramenta é uma nova versão do Biovalid, seu “ecossistema de validação de identidade online que utiliza a checagem biométrica pela câmera do celular”, lançado em 2020.
Dentre as novidades, está a disponibilização do componente de integração de funcionalidades da Biovalid, o BioConnect, para a plataforma iOS. O recurso é responsável por integrar as camadas de prova de vida (liveness) e captura de selfie para a validação biométrica em um aplicativo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A outra novidade é o recurso “liveness passivo”, desenvolvido para facilitar o reconhecimento facial em pessoas que possuem dificuldades com tecnologia. Antes, o reconhecimento exigia uma série de movimentos e expressões para garantir que a pessoa estava realmente ali, enquanto o novo modelo pede apenas que a pessoa olhe naturalmente para a câmera — entregando, teoricamente, o mesmo nível de segurança.
(Fonte: Shutterstock / Reprodução)Fonte: Shutterstock
Segundo o Serpro, a solução é ideal para empresas que oferecem serviços online, como transações pela internet, podendo ser completamente integrada ao seu aplicativo. A tecnologia da Biovalid utiliza a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a realização do procedimento de reconhecimento facial instantâneo.
Disponível nas duas principais plataformas de app, Android e iOS, a BioConnect ainda disponibiliza um aplicativo gratuito que pode ser incorporado, caso a empresa não queira desenvolver um aplicativo próprio.
Fontes