O Banco do Brasil foi responsabilizado a indenizar uma idosa que caiu no golpe do motoboy. A decisão foi tomada pela 4ª turma Recursal dos Juizados Especiais do Paraná, que acreditam que o banco não teve os cuidados necessários para lidar com a situação e proteger sua cliente.
No caso analisado, a idosa recebeu uma ligação de um suposto funcionário do Banco do Brasil que já possuía os seus dados bancários, como agência, conta-corrente e número do cartão. O golpista queria “confirmar” compras que não haviam sido realizadas pela titular, onde foi instruída a entregar o cartão cortado e dentro de um envelope para o motoboy que trabalhava para o banco. Ela foi avisada que suas senhas seriam canceladas.
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(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte: Shutterstock
O caso
A primeira tentativa de levar a situação à justiça foi frustrada, onde o juízo de 1º grau negou os pedidos da vítima, liberando o banco da responsabilidade do acontecido. No entanto, a idosa recorreu e a 4ª turma condenou o Banco do Brasil a pagar indenizações por danos morais (R$ 6 mil) e materiais (R$ 5,3 mil), em um julgamento unânime.
Segundo o juiz Leo Henrique Furtado Araújo, o caso demonstrou que houve falta de cautela em relação à consumidora idosa, visto que os criminosos tiveram “acesso prévio às informações bancárias e dados pessoais da correntista”. Os golpistas ainda conseguiram burlar o sistema de segurança do banco, ao utilizarem um cartão que não deveria mais oferecer serventia, além de realizar operações financeiras que fugiam do perfil da vítima.
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