Gov BR: como ativar autenticação de dois fatores na conta

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Imagem: Shutterstock

A autenticação de dois fatores (2F) é uma das principais práticas de segurança em ambientes digitais. O site do governo brasileiro, Gov.br, anunciou a novidade na plataforma em julho de 2021, garantindo maior defesa contra golpistas e o vazamento de dados.

Com a integração da plataforma com cada vez mais serviços, incluindo o Imposto de Renda, utilizar a função é altamente recomendável para garantir mais proteção aos dados.

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Para ativar a autenticação em duas etapas na sua conta do Gov.br, é preciso ter o aplicativo “Meu Gov.br” baixado no seu dispositivo, o qual receberá uma senha de 6 dígitos que serão utilizados para liberar o acesso ao portal. O aplicativo está disponível nas lojas de aparelhos móveis com sistema Android ou iOS.

Confira como proteger sua conta e ativar a função 2F no tutorial, a seguir;

Como ativar autenticação de dois fatores no Gov.br

1. Abra o aplicativo Gov.br e selecione a opção “Entrar com gov.br” e coloque os seus dados de login e senha;

2. A autenticação de dois fatores só está disponível para contas no nível Prata, portanto, se estiver no nível Bronze, selecione a opção "Aumentar Nível";

3. No menu “Aumentar Nível da Conta”, o aplicativo irá explicar os requisitos e vantagens de cada nível. Ao clicar no botão azul, você será redirecionado automaticamente para o reconhecimento facial através dos dados da sua CNH.

Obs.: Pessoas que não possuem CNH deverão buscar outros meios para autenticar o reconhecimento facial, seja por meio do seu Banco ou de outros setores, como o INSS.

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

4. Leia as informações importantes para o reconhecimento facial e selecione “Fazer reconhecimento facial” para continuar;

5. Enquadre o seu rosto na elipse demarcada;

6. Uma vez que o reconhecimento seja realizado, clique em “Ok” para continuar e mantenha o aplicativo aberto no seu dispositivo;

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

7. Agora, na página da web do Gov.br, entre com seus dados de login e senha. Você pode acessá-la através deste link;

8. No menu “Minha Área”, selecione a opção “Segurança” e continue;

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

9. Em segurança, selecione “Verificação em duas etapas”;

10. Na página, um espaço está reservado para o código que habilitará a autenticação em dois fatores;

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

11. O código de acesso aparecerá automaticamente no seu aplicativo do Gov.br. Copie o número e cole no espaço reservado na página da web;

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

12. Ao preencher o código, aparecerá uma mensagem avisando que a Verificação em duas etapas foi habilitada.

(Fonte: Gov.br/Reprodução)(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte:  Gov.br 

Prontinho! Agora a sua conta está com uma segunda camada de proteção e o código será solicitado sempre que quiser entrar no portal por um navegador da web, portanto, lembre-se de manter seu dispositivo móvel por perto.

O Governo Federal tem planos de integrar a plataforma a diversos serviços, como a nova carteira de Identidade e até mesmo disponibilizar dados biométricos para bancos, visando confirmar os dados dos clientes. Dessa forma, é importante sempre manter seus dados atualizados e seguros.

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