A autenticação de dois fatores (2F) é uma das principais práticas de segurança em ambientes digitais. O site do governo brasileiro, Gov.br, anunciou a novidade na plataforma em julho de 2021, garantindo maior defesa contra golpistas e o vazamento de dados.
Com a integração da plataforma com cada vez mais serviços, incluindo o Imposto de Renda, utilizar a função é altamente recomendável para garantir mais proteção aos dados.
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Para ativar a autenticação em duas etapas na sua conta do Gov.br, é preciso ter o aplicativo “Meu Gov.br” baixado no seu dispositivo, o qual receberá uma senha de 6 dígitos que serão utilizados para liberar o acesso ao portal. O aplicativo está disponível nas lojas de aparelhos móveis com sistema Android ou iOS.
Confira como proteger sua conta e ativar a função 2F no tutorial, a seguir;
Como ativar autenticação de dois fatores no Gov.br
1. Abra o aplicativo Gov.br e selecione a opção “Entrar com gov.br” e coloque os seus dados de login e senha;
2. A autenticação de dois fatores só está disponível para contas no nível Prata, portanto, se estiver no nível Bronze, selecione a opção "Aumentar Nível";
3. No menu “Aumentar Nível da Conta”, o aplicativo irá explicar os requisitos e vantagens de cada nível. Ao clicar no botão azul, você será redirecionado automaticamente para o reconhecimento facial através dos dados da sua CNH.
Obs.: Pessoas que não possuem CNH deverão buscar outros meios para autenticar o reconhecimento facial, seja por meio do seu Banco ou de outros setores, como o INSS.
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
4. Leia as informações importantes para o reconhecimento facial e selecione “Fazer reconhecimento facial” para continuar;
5. Enquadre o seu rosto na elipse demarcada;
6. Uma vez que o reconhecimento seja realizado, clique em “Ok” para continuar e mantenha o aplicativo aberto no seu dispositivo;
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
7. Agora, na página da web do Gov.br, entre com seus dados de login e senha. Você pode acessá-la através deste link;
8. No menu “Minha Área”, selecione a opção “Segurança” e continue;
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
9. Em segurança, selecione “Verificação em duas etapas”;
10. Na página, um espaço está reservado para o código que habilitará a autenticação em dois fatores;
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
11. O código de acesso aparecerá automaticamente no seu aplicativo do Gov.br. Copie o número e cole no espaço reservado na página da web;
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
12. Ao preencher o código, aparecerá uma mensagem avisando que a Verificação em duas etapas foi habilitada.
(Fonte: Gov.br/Reprodução)Fonte: Gov.br
Prontinho! Agora a sua conta está com uma segunda camada de proteção e o código será solicitado sempre que quiser entrar no portal por um navegador da web, portanto, lembre-se de manter seu dispositivo móvel por perto.
O Governo Federal tem planos de integrar a plataforma a diversos serviços, como a nova carteira de Identidade e até mesmo disponibilizar dados biométricos para bancos, visando confirmar os dados dos clientes. Dessa forma, é importante sempre manter seus dados atualizados e seguros.