Na quinta-feira (3), Krish Vitaldevara, diretor de gerenciamento de produtos da Google Play, publicou no blog de desenvolvedores do Android as iniciativas de segurança para a loja de apps em 2022. Para este ano, a companhia pretende melhorar a comunicação acerca das atualizações de segurança, já que "pode ser um desafio para os desenvolvedores acompanhar o ritmo das mudanças nesse cenário de privacidade e segurança em evolução."
Uma das medidas será a nova seção "Segurança de dados" da loja de aplicativos, na qual constarão as informações sobre a coleta, tratamento e segurança de dados dos apps. A seção começará a ser exibida a partir do final de abril de 2022, e em julho o formulário de segurança de dados — preenchido pelos desenvolvedores — será obrigatório para todos os aplicativos da loja.
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A Google também está trabalhando no controle de publicidade e segurança para criançasFonte: Fonte: Divulgação/Google
Outra das novidades é o desenvolvimento de uma abordagem de publicidade mais amigável à privacidade. No post, Vitaldevara disse que a equipe está trabalhando em "soluções inovadoras" em colaboração com os desenvolvedores para melhorar a privacidade do usuário e manter os principais mecanismos de publicidade que permitem oferecer aplicativos gratuitos.
A publicação também destaca medidas como o lançamento da API Play Integrity, que facilita a detecção de tráfego suspeito e traz respostas mais rápidas a tentativas e fraudes, além de configurações de controle dos pais e restrições de publicidade para crianças. Por fim, a companhia também está investindo em compartilhar mais informações sobre a confiabilidade de um SDK com os desenvolvedores e no aprimoramento da coleta de dados dos aplicativos.
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