A chegada do feriado do Carnaval representa não só um período de descanso e diversão: de acordo com o laboratório de segurança PSafe, a semana é também muito propícia para golpes online, o que significa que a sua atenção deve ser redobrada.
Segundo a companhia, foram bloqueadas mais de 790 mil tentativas de golpes no formato de estelionato digital só na última semana — isso representa um aumento de mais de 90% em relação aos bloqueios realizados na semana anterior, mais para o início de fevereiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A proximidade com a data comemorativa não é coincidência. Mesmo em um período ainda de pandemia e com restrições, os usuários "baixam a guarda" em momentos de relaxamento e viram vítimas em potencial em golpes que não seriam bem sucedidos em outras oportunidades.
Cuide-se!
Os golpes identificados pela PSafe envolvem e-mails falsos, mensagens fraudulentas e envio de SMS, normalmente prometendo alguma promoção com a temática de Carnaval. Além disso, quem viaja na época precisa cuidar com as conexões estabelecidas em outros locais, como estabelecimentos públicos, hotéis, aeroportos e redes WiFi suspeitas.
Além de evitar colocar informações sensíveis enquanto está conectado nesses estabelecimentos, o ideal é utilizar uma rede virtual privada (VPN) como intermediária durante a navegação e evitar clicar em mensagens suspeitas, mesmo de contatos conhecidos. Isso vale tanto para quem vai acessar redes sociais ou contas bancárias pessoais quanto quem vai realizar trabalhos na modalidade remota e acessar sistemas corporativos.
Fontes
Categorias