O Nubank lançou ano passado a Proteção de Acesso como camada extra de segurança, mas nova versão do aplicativo traz opção ativada por padrão. A funcionalidade exige que usuários utilizem a senha de desbloqueio do celular, ou algum tipo de biometria, para realizar o seu uso.
Uma das facilidades dos bancos digitais e fintechs é que realizar transações bancárias e configurar limites é extremamente simples, diferente dos processos burocráticos de bancos convencionais. Apesar desse ser um grande atrativo desses serviços, isso também acaba facilitando fraudes, especialmente em operações digitais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quanto mais proteção, melhor
O diferencial da Proteção de Acesso é que, sempre que alguém tentar abrir o aplicativo do Nubank, ele exigirá a senha ou padrão de desbloqueio do dispositivo, ou a leitura de sensores de impressão digital ou reconhecimento facial. Isso evita que um usuário mal intencionado consiga acessar o aplicativo, mesmo que ele saiba a senha do cartão e tenha seu celular desbloqueado em mãos.
É bem simples ativar a Proteção de Acesso, caso ela ainda não tenha sido ativada automaticamente. Basta seguir esses passos dentro do App Nu:
- Na tela inicial do app, toque no ícone de perfil, que fica acima do seu nome;
- Selecione “Segurança”;
- Depois, toque no botão ao lado de “Acesso ao app”;
- Pronto! A barrinha roxa indica que a proteção já está ativada.
Ativando Proteção de Acesso manualmenteFonte: NuBank
Alguns modelos de smartphone trazem embarcadas configurações de segurança que permitem forçar qualquer app a exigir o desbloqueio através de biometria ou senha/padrão de segurança, mas a ferramenta do Nubank traz essa camada extra de proteção para todos os seus usuários.
No caso de senhas numéricas, o ideal é que nunca se utilize a mesma sequência para os softwares convencionais e os de banco. Caso o usuário não possua um aparelho com essas configurações de segurança e tenha interesse em proteger outros aplicativos além do banco digital, programas de segurança, como o Norton App Lock, funcionam de maneira similar.
Fontes