Um bug no iPhone está fazendo com que a assistente pessoal Siri grave as interações com o usuário sem que ele tenha optado por esse recurso. A Apple declarou já estar ciente do erro e disponibilizou ontem um novo beta público do iOS 15.4, atualização de software que trouxe diversas correções — incluindo para o problema com a Siri.
O bug teria aparecido pela primeira vez no iOS 15, segundo um relatório do ZDNet. A versão teria ativado automaticamente as configurações “Melhorar a Siri e o Ditado”, que permite que a Apple grave, armazene e analise as interações dos usuários com sua assistente de voz.
A Apple disse ao ZDNet que corrigiu o problema e excluiu todas as gravações coletadas por meio desse bug. A empresa também desativou o recurso para vários usuários ainda na atualização do iOS 15.2.
Problema de privacidade
“Com o iOS 15.2, desativamos a configuração 'Melhorar a Siri e o Ditado' para vários usuários enquanto corrigimos um bug introduzido no iOS 15. Esse bug inadvertidamente habilitou a configuração para uma pequena parte dos dispositivos. Desde que identificamos o bug, estamos excluindo o áudio recebido de todos os dispositivos afetados”, declarou a companhia.
Com o iOS 15.4, usuários vão receber um prompt solicitando permissão para ativar o recurso em questão e permitir, de maneira consciente, a gravação das interações. A Apple também deverá notificar seus usuários para manter os iPhones atualizados, principalmente depois de considerar que o bug estava relacionado às preferências de privacidade.
Fontes
Categorias