O Ministério da Saúde sofreu um suposto ataque cibernético na madrugada de sexta-feira (10). Usuários de internet que tentam acessar o site oficial do Ministério acabam encontrando uma página com o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”.
O redirecionamento de tráfego não tem nenhuma relação com a obtenção de dados dos sistemas, seriam problemas distintos.
Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado e a página com o recado continua online. Como é possível observar, o problema se trata de um DNS Hijacking: um atacante ganha a capacidade de redirecionar o tráfego para uma página não autorizada.
O TecMundo entrou em contato com o Lapsus Group para apurar o suposto recolhimento de 50 TB de dados do Ministério da Saúde. Quando tivermos mais evidências, poderemos confirmar a informação.
O acesso do grupo Lapsus, formado por colombianos e um espanhol, permite o controle do DNS (sistema de nomes de domínio). Durante a madrugada de hoje (10), profissionais de TI conseguiram descobrir que o registro MX foi modificado — isso significa que qualquer e-mail enviado para um endereço saude.gov acabaria nas mãos dos atacantes.
Site do Ministério da Saúde.
- Para mais informações, é possível acompanhar a thread abaixo:
Ontem noticiamos em primeira mão o ataque cibernético ao Ministério da Saúde
— Felipe Payão (@felipepayao) December 10, 2021
Mas a thread ficou bagunçada: fomos descobrindo o que estava acontecendo e atualizando ao mesmo tempo. Hoje já é possível cravar algumas infos, então vai um resumão nos próximos tweets
?? pic.twitter.com/UOmpd64nCZ
Categorias