O página Bitcoin.org, uma das mais importantes e bem indexadas em buscadores em termos de criptomoedas, foi alvo de uma invasão nesta quinta-feira (23).
Durante algumas horas, o site ficou inacessível após a descoberta de uma irregularidade — possivelmente um deface, quando criminosos conseguem colocar um conteúdo por cima do material original.
Segundo o Coindesk, o site exibiu um tradicional golpe envolvendo criptomoedas. A mensagem atribuída à Bitcoin Foundation falava que era capaz de dobrar os ganhos dos primeiros dez mil usuários que enviassem uma certa quantidade em bitcoin para um determinado endereço.
A página que foi sobreposta ao conteúdo original do Bitcoin.org.Fonte: Coindesk
Segundo análises de transferências na blockchain do bitcoin feitas pela matéria original, US$ 17,7 mil foram enviados à conta durante o momento em que o golpe estava no ar. A estratégia é bastante usada e foi encontrada até no golpe do Twitter que usou perfis de celebridades.
Apesar de não ser uma página oficial, o Bitcoin.org é um domínio criado pelos primeiros idealizadores da criptomoeda, Satoshi Nakamoto e Martti Malmi. Ao longo dos anos, ele passou a ser mantido pela comunidade como uma espécie de tutorial explicativo sobre o blockchain e o uso da moeda. No momento de publicação desta matéria, o site já havia voltado ao ar.
Fontes
Categorias