A operadora norte-americana de telefonia T-Mobile afirmou nesta quarta-feira (18) que foi vítima de um vazamento e roubo de dados de clientes. As informações sobre um possível cibercrime envolvendo os servidores da empresa começaram a circular no início da semana e, após uma investigação interna, foram confirmadas oficialmente.
Ao todo, cerca de 47 milhões de pessoas tiveram os dados extraídos da base da empresa. Deste número, cerca de 7,8 milhões são de fato clientes ativos da operadora, enquanto os demais são de consumidores em potencial que fizeram algum tipo de cadastro ou análise de crédito.
A exposição de informações foi bastante variada. Felizmente, nenhum dos servidores afetados incluía dados bancários. Entretanto, detalhes pessoais como nome, endereço e detalhes de documentos de identificação constavam nessas bases. O caso mais grave é o de 850 mil clientes ativos dos planos pré-pagos da T-Mobile: nesse grupo, graças ao acesso a contas antigas, o número de telefone e até o PIN das contas foram expostos, o que pode facilitar invasões e golpes envolvendo engenharia social.
E agora?
Segundo a companhia, a brecha utilizada na invasão já foi sanada e as investigações continuam para descobrir os responsáveis.
Além de pedir que as vítimas alterem o PIN dos celulares, a operadora ainda vai fornecer aos usuários afetados dois anos de ID Theft Protection Service, um serviço da McAfee contra roubo de identidade.
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