A Teleperfomance, uma das maiores empresas de call center do mundo, quer instalar câmeras com inteligência artificial (IA) nas residências de funcionários que trabalham em regime de home office na Colômbia, revela uma reportagem da NBC News publicada neste domingo (08). O objetivo é registrar e monitorar os trabalhadores em tempo real.
Os empregados estão sendo forçados a assinar um contrato que permite o videomonitoramento do desempenho no trabalho em casa. Além disso, a permissão se estende para a análise de voz e armazenamento de dados coletados de familiares como impressões digitais e fotos, inclusive de menores de idade.
A Teleperfomance fornece atendimento terceirizado ao cliente para Bigs Techs como Apple, Amazon e Uber e emprega 380 mil pessoas globalmente, sendo 39 mil trabalhadores na Colômbia. Por conta da pandemia, a companhia, como muitas outras empresas, possibilitou que a maioria de seus funcionários trabalhassem em casa.
O porta-voz da Teleperformance, Mark Pfeiffer, disse que as câmeras são usadas para verificações pontuais das políticas da empresa e, ocasionalmente, para garantir a conformidade com os processos de segurança de dados.
Pfeiffer afirma que a análise de vídeo alimentada por IA está atualmente sendo testada em apenas três dos mercados onde a companhia atua. O porta-voz admite a cláusula que solicita a autorização para coleta de dados de menores, mas argumenta que as informações não são compartilhadas fora da empresa.
Privacidade violada
Teleperformance admite que usa câmeras com Inteligência Artificial na casa de funcionários em pelo menos três países. (Fonte: Pixabay/M Ameen/Reprodução)Fonte: Pixabay/M Ameen/Reprodução
Pelo menos seis funcionários colombianos da Teleperformance demonstraram preocupação com o novo contrato, assinado em março. Sob anonimato, um empregado de Bogotá que trabalha com a Apple demonstrou seu incômodo. “Eu acho que é muito ruim. Não trabalhamos em um escritório. Eu trabalho no meu quarto. Não quero ter uma câmera no meu quarto”, disse à NBC News.
As preocupações dos trabalhadores ressaltam uma tendência relacionada à pandemia que alarma os especialistas em privacidade e trabalho. Muitos trabalhadores passaram a exercer suas funções remotamente e algumas empresas estão pressionando por níveis cada vez maiores de monitoramento digital para recriar a supervisão do escritório em casa.
No final do ano passado, empregados da Teleperformance na Albânia reclamaram com o comissário de proteção de dados e informações do país sobre a proposta da empresa de introduzir monitoramento de vídeo em suas casas. A autoridade legal proibiu a companhia de usar webcams para monitorar os trabalhadores.
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