Nessa segunda-feira (12), o Google lançou oficialmente o suporte ao protocolo BIMI (Brand Indicators of Message Identification) para todos os usuários do Gmail. Trata-se de uma camada de proteção baseada em criptografia avançada e certificados digitais. Resumidamente, a novidade permite a inserção de logos verificadas em e-mails, exibidas apenas quando companhias idôneas enviam seus conteúdos.
A medida, testada pela primeira vez em 2020 com uma pequena parcela da plataforma, promete evidenciar a chegada de materiais falsificados produzidos por golpistas ou grupos mal-intencionados. Assim, evita que as pessoas se tornem vítimas de phishing, por exemplo – e a confiança em mensagens é aprimorada.
Apesar de diversas organizações já se beneficiarem de métodos SPF (autenticação de endereço junto ao servidor), DKIM (assinatura digital) e DMARC (dedicado a ações relacionadas a conteúdos não autorizados, como redirecionamento de e-mails a caixas de spam), a novidade é uma indicação visual ao destinatário, que se vale de pistas claras para eventuais desconfianças.
Exemplo de aplicação de logo verificada.Fonte: Reprodução/Google
Benefícios e empecilhos
Até então, apenas AOL, Fastmail e Yahoo contavam com o protocolo BIMI. Um teste realizado pela Verizon revelou, em 2018, que clientes da terceira que integraram seus canais à funcionalidade experimentaram um aumento de engajamento de 10%, garantindo benefícios de marketing substanciais.
De todo modo, para se aproveitar do lançamento, é preciso contornar obstáculos técnicos, como a conquista do certificado VMC (DigiCert Verified Mark), necessário à autenticação da propriedade de logos – por enquanto concedido somente pela DigiCert e pela Entrust. Felizmente, a lista de autoridades se expandirá no futuro, indica a entidade responsável pela abordagem.
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