Nos últimos dias, notícias sobre uma quadrilha que rouba celulares com o intuito de acessar aplicativos de bancos instalados nos aparelhos e limpar a conta bancária da vítima ganharam destaque. Nesta quinta-feira (17), o Procon-SP notificou as fabricantes Motorola, Samsung e Apple para que as empresas expliquem os sistemas de segurança para desbloqueio dos dispositivos.
As três empresas devem apresentar as quais são as soluções da marca em relação à segurança dos celulares:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Sistemas de bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento, disponibilizados aos usuários que forem vítimas de furto/roubo dos smartphones;
- Ações tomadas em casos de quebra de segurança de acesso e de violabilidade de dados nos aparelhos;
- Custos de cobrança para utilização dos dispositivos de segurança nos aparelhos e no respectivo sistema operacional;
- Relatórios técnicos que validem a eficiência de segurança no desbloqueio dos aparelhos e acesso às informações armazenadas no celular, incluindo as modalidades: senhas, códigos de segurança, reconhecimento de voz e facial.
- Período previsto para o armazenamento dos dados dos usuários de forma remota, e excluindo do aparelho roubado, caso seja necessário.
Segundo o Procon, as empresas têm até o dia 22 para responderem aos questionamentos. Em nota ao TecMundo, a Samsung informa que "recebeu no dia 16 de junho de 2021 a notificação em questão e que responderá ao Procon no prazo adequado. A companhia reforça, ainda, seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários cumprindo com as leis brasileiras."
Fontes