A Apple lançou uma importante atualização de segurança para dispositivos antigos com iOS 12. O patch corrige três vulnerabilidades do sistema que podiam ser exploradas por invasores.
Para obter o iOS 12.5.4, o usuário deve seguir os seguintes passos: ir em Ajustes > Geral e, então, selecionar a opção de Atualização de Software. O update está disponível para o iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3 e iPod touch de 6ª geração.
Atualização protege parte dos aparelhos lançados entre 2013 e 2014.Fonte: ARS Technica/Reprodução
Segundo a Apple, o patch corrige duas vulnerabilidades do WebKit e um "certificado criado com códigos maliciosos". As três brechas do sistema podem ocasionar a execução arbitrária de códigos por cibercriminosos.
Dessa maneira, a marca recomenda que qualquer pessoa com um dispositivo com iOS 12 ou iPadOS 12 baixe a recente atualização do software. Para mais, ela confirma que os mesmos problemas foram corrigidos no iOS 14.6.
Vale citar que as companhias de tecnologia não são obrigadas a manter as atualizações de segurança para aparelhos antigos e sem suporte. Dependendo do produto, elas lançam updates de sistema durante um período de dois a cinco anos.
Parte dos modelos citados foi lançada entre 2013 e 2014, o que indica que eles possuem mais de cinco anos. Então, a Apple não disponibiliza novos patches para esses gadgets desde o lançamento do iOS 13 em setembro de 2019.
Quase 10% usuários ainda possuem iPhones antigos
Uma pesquisa da DeviceAtlas mostrou que várias pessoas ainda usavam aparelhos antigos da Apple em 2020. Pelo menos 8,3% de todos os usuários da marca tinham um modelo de iPhone 6 ou anterior.
Uma recomendação é sempre trocar o dispositivo quando ele não for capaz de oferecer suporte à novas atualizações de segurança. Entretanto, como os aparelhos da Apple costumam ser mais caros, essa foi uma excelente iniciativa da marca.
Fontes
Categorias