O Google Drive, um recurso altamente utilizado ao redor do mundo devido à sua praticidade, tem demonstrado ser perigoso em alguns casos, com potencial para infectar os dispositivos com malware quando o usuário faz uso da ferramenta "Gerenciar versões".
A falha no sistema foi noticiada pelo The Hacker News e mostra exatamente como o processo pode acontecer. Primeiramente, ao compartilhar um arquivo e permitir que as pessoas com o link possam fazer alterações, é possível que qualquer um substitua o arquivo em questão por um malware. Quando o conteúdo é acessado, o vírus pode se espalhar com facilidade.
(Fonte: Google/Divulgação)Fonte: Google
Mais detalhes da falha do Google Drive
O Google Drive não informa quando a alteração é feita, dando a entender que o arquivo continua seguro para todos, mas a vulnerabilidade é perigosa, tendo em vista que pode ser utilizada por hackers para conseguir dados e roubar informações. Como o serviço é renomado, é comum que os usuários confiem em seu sistema de proteção, dando ainda mais espaço para que as infrações aconteçam.
A Google já foi noticiada sobre o erro apresentado, apesar de não ter feito nenhum tipo de comunicado até então. O esperado é que a empresa desenvolva alguma medida capaz de suprir essa falha. Até lá, é preciso reforçar o cuidado, principalmente por quem usa a ferramenta de compartilhamento de arquivos com frequência. Qualquer alteração pode render um malware em seu aparelho, deixando dados privados cada vez mais expostos.
Fontes
Categorias