Um novo golpe no WhatsApp tem usado a marca O Boticário para disseminar falsas promoções do Dia dos Namorados. A ação foi analisada por especialistas da dfndr lab, divisão de segurança digital da PSafe, os quais identificaram a veiculação de 10 links falsos em apenas sete dias de operação, quantidade suficiente para gerar 39 mil vítimas de várias parte do Brasil.
A campanha atrai o público por meio da promessa de envio de um perfume masculino ou feminino de O Boticário. Mas, para ganhá-lo, é preciso fornecer dados pessoais e, em seguida, compartilhar uma URL maliciosa com outras cinco pessoas. Para reforçar a “veracidade”, os materiais contêm imagens e comentários de contemplados fictícios, além de sistema que faz menção ao nome dos alvos.
Captura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioFonte: dfndr lab/Reprodução
“O cibercriminoso condiciona a vítima a pensar que ela precisa seguir todos os passos para supostamente receber o prêmio. Com isso, ele aproveita da boa-fé da vítima para torná-la um vetor de disseminação do golpe”, destacou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
Esse formato de crime tem o objetivo de utilizar as informações levantadas para invadir contas bancárias, e-mail e/ou serviços. Ainda podem ser exploradas em solicitação de assinaturas e compras por meio de criação ou venda de cadastros sem consentimento dos donos oficiais.
Materiais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadoresFonte: dfndr lab/Reprodução
Como evitar tentativas de golpe no WhatsApp
Para não cair nesse tipo de golpe, evite tocar em links embutidos em banners ou compartilhados em mensagens do WhatsApp e redes sociais, mesmo que venham de contatos conhecidos. Além disso, procure em sites oficiais de marcas e empresas a existência de promoções ativas.
Use também ferramentas especializadas, como apps detectores de phishing e analisadores de links, como o próprio dfndr lab. Por fim, não forneça seus dados cadastrais a pessoas ou empresas que não consigam comprovar sua procedência.
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