O Facebook alertará usuários do Messenger sobre o recebimento de conteúdo potencialmente prejudicial. A novidade tem como objetivo detectar, de modo antecipado, tentativas de golpe, roubo de identidade e aproximações inapropriadas, sobretudo de adultos desconhecidos a menores de 18 anos.
Conforme a companhia, o recurso ajudará o público a ser mais cauteloso em situações desse tipo. “Nossa estratégia para manter as pessoas seguras no Messenger não se concentra apenas em fornecê-las informações e controles necessários para evitar que abusos aconteçam, mas também em detectá-los rapidamente, caso ocorram”, explicou em comunicado.
Exemplo de como funcionará o novo recurso de alertas contra golpes e aproximações inadequadas no Messenger.Fonte: Facebook/Reprodução
É importante lembrar que o app convencional de mensagens e sua divisão Kids já possuem um sistema de segurança que limita o contato de adultos com crianças e adolescentes. Isso também inclui o uso de aprendizado de máquina para detectar e desativar contas com condutas inadequadas.
Recurso de segurança enfrenta brechas
O Facebook ressaltou que a detecção de tentativas de golpe, especialmente de dinheiro, roubo de identidade e envio de informações falsas, pode não funcionar sempre. Afinal, fraudadores digitais estão constantemente refinando seus métodos de fisgar vítimas à medida que novas ferramentas anticrimes são lançadas.
As atualizações de alertas devem ser necessárias com os planos da empresa de Zuckerberg de reforçar o Messenger com criptografia padrão no futuro, para garantir mais privacidade aos usuários. Isso faz ainda mais sentido durante o período da pandemia, no qual é comum o oferecimento de curas milagrosas e outras promessas irreais para combater a covid-19.
Fontes
Categorias