O WhatsApp Pay será lançado em outros países nos próximos seis meses, disponibilizando aos usuários uma nova forma de pagamento online, por meio do mensageiro. Foi o que disse o CEO do Facebook Mark Zuckerberg, na última quinta-feira (30), durante apresentação dos resultados financeiros da companhia.
Lançado em 2018, o sistema de pagamentos via WhatsApp vem sendo testado desde então na Índia, onde já começou a contar, logo de cara, com mais de um milhão de usuários. No ano passado, a ferramenta passou por ajustes tecnológicos e burocráticos para se adaptar às leis de cada país e agora o serviço está pronto para chegar a outras regiões, conforme o proprietário do aplicativo.
Funcionando de maneira integrada ao Facebook Pay, que possibilita enviar dinheiro pelo Messenger e no marketplace da rede social, o WhatsApp Pay baseia-se na tecnologia Unified Payment Interface (UPI), desenvolvida na Índia para facilitar transações bancárias em tempo real nas plataformas móveis.
Utilizando a ferramenta você pode, por exemplo, enviar ou receber dinheiro dos seus contatos no app de mensagens, além de fazer pagamentos para as empresas que utilizam o WhatsApp Business, com a mesma facilidade que envia arquivos. O usuário precisa se cadastrar uma única vez na plataforma, informando seus dados bancários.
Brasil na lista?
Ao mencionar a expansão global do WhatsApp Pay, Zuckerberg disse que a ferramenta de pagamentos online chegará aos países nos quais o mensageiro é mais forte, entre os quais o Brasil, a Indonésia e o México, de acordo com o Mobile Time.
O serviço também deve chegar à Europa e a outras regiões onde o app de mensagens é bastante difundido, podendo estar disponível até o final do primeiro semestre deste ano.
Fontes
Categorias