O Avast é um dos softwares antivírus mais populares atualmente. Se você é um deles e preza pela sua privacidade e segurança dos seus dados, é melhor procurar uma alternativa. Uma investigação revelou que várias informações — incluindo cliques e hábitos online — estão sendo vendidos para terceiros.
Atualmente, o Avast conta com 435 milhões de usuários ativos por mês — seja no mobile ou no desktop. 100 milhões de dispositivos destes usuários estão com privacidade violada por uma subsidiária da companhia, a Jumpshot, que têm vendido dados dos usuários, incluindo seu comportamento na internet.
De acordo com documentos acessados pelo site Motherboard e PCMag, informações como pesquisas no Google, procuras no Google Maps, coordenadas de GPS e até perfis visitados no LinkedIn estavam sendo monetizadas pela subsidiária do Avast. Os hábitos online dos usuários serviriam para otimizar a apresentação de propagandas e conhecer os interesses dos usuários do antivírus.
Para alívio dos usuários do software, nenhuma das informações vendidas foram identificadas; mas a riqueza de detalhes dos dados vendidos pode facilmente relacionar os hábitos à um usuário específico.
Dados como negócio
De acordo com documentos internos, a Jumpshot oferece uma variedade de produtos compostos por diferentes tipos de informações. Um deles, por exemplo, fora nas palavras chave procuradas na internet e quais resultados da pesquisa receberam os cliques.
As investigações também revelaram que alguns clientes recebem informações mais detalhadas sobre a origem dos cliques. A Omnicom Media Group, por exemplo, possui acesso irrestrito à todos os cliques coletados pelo software da Avast e podem visualizar também a identificação do dispositivo utilizado pelo usuário.
A Avast foi contactada pela PCMag assim que a investigação foi encerrada, mas se negou a responder qualquer pergunta, o mesmo aconteceu com a Ominicom Media Group.
Posteriormente, a Avast declarou que descontiuou qualquer coleta de dados desnecessária para a proteção da integridade do computador, incluindo o compartilhamento de informações com a Jumpshot.
Não é a primeira vez que a Avast é flagrada se aproveitando dos dados dos usuários. Em maio de 2019, a extensão da Avast para navegador foi vista coletando mais dados do que o necessário e até teve sua disponibilidade interrompida nas lojas de aplicativos. A recomendação, portanto, é optar por outro software antivírus até que a Avast se torne mais transparente quanto ao uso dos seus dados.
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