Não é nenhum segredo que o smartphone é atualmente uma das mais avançadas ferramentas de vigilância do mundo. Segundo o jornal estadunidense New York Times, é possível saber com precisão a localização e a movimentação de um usuário devido aos mecanismos de rastreamento que o aparelho possui. Aliás, não só isso, mas também identificar a pessoa, saber se ela tem algum problema psicológico, enfim, saber tudo a respeito de alguém.
Uma vez que a posição de alguém em determinado momento é compartilhada com as empresas, não existe mais possibilidade de recuperar essas informações ou apagá-las. Sendo assim, uma das decisões mais inteligentes que se pode tomar é controlar esse tipo de rastreamento. Confira adiante 3 atitudes que devem ser tomadas com relação ao compartilhamento de localização.
Pare de compartilhar sua localização com os aplicativos do seu smartphone
O mais importante que você pode fazer neste exato momento é desabilitar o compartilhamento de localização com os aplicativos que estão instalados no seu smartphone. Para fazer isso, basta seguir o passo a passo abaixo.
1.Para desligar essa modalidade de compartilhamento, você deve clicar primeiro em "Configurar".
2.Em seguida, selecione a opção "Apps e notificações".
3.Logo depois, vá até "Permissões do app".
4.Agora, dê um clique em "Localização".
5.Serão mostrados todos os apps com os quais se compartilha a localização. Aqueles que tiverem a permissão de localização estarão com um botão deslizado para a direita, na cor verde.
6.Por fim, para desativar este recurso, basta deslizar o botão para a esquerda.
Desative a personalização de anúncios
Toda a sua atividade online normalmente é relacionada entre si e rastreada utilizando sua ID de publicidade para celular. A ID de publicidade nada mais é do que uma numeração criada exclusivamente pelo telefone e enviada aos anunciantes e desenvolvedores de aplicativos.
Uma vez que os dados de localização são enviados junto com a ID da sua permissão de anúncio, eles podem ser vinculados a outras informações a seu respeito. É possível desativar esse recurso seguindo os passos adiante.
1.Vá até o ícone "Configurar" no seu celular.
2.Clique na opção "Google - Serviços e Preferências".
3.Posteriormente, selecione onde marca a alternativa "Anúncios".
4.Deslize o botão "Desativar a personalização de anúncios" para a direita, a fim de desativar a permissão de personalização de publicidade.
Impeça que o Google armazene a sua localização
Caso você possua uma conta no Google, é muito provável que a companhia tenha armazenado uma quantidade imensa de dados de localização vinculados aos seus dispositivos. Contudo, saiba que é possível impedir que o Google colete esses dados acessando os controles de atividade da sua conta e desativando o compartilhamento local.
1.Dirija-se até o ícone "Configurar" do seu aparelho.
2.Clique na opção "Google".
3.Clique na caixa "Gerenciar sua conta do Google".
4.Onde marca "Privacidade e personalização", dê um clique em "Gerenciar seus dados e a personalização".
5.Aparecerá uma seção nomeada como "Controles de atividade".
6. Em "Controles de atividade", selecione a opção "Histórico de localização".
6. Ao abrir a seção "Histórico de localização", haverá um botão com o mesmo nome, deslizado para a direita, na cor azul, indicando que o tal histórico está ativado.
7.Deslize o botão "Histórico de localização" para a esquerda a fim pausar o armazenamento dos dados de localiação, para que assim o Google não possa mais salvar todos os locais que você estiver.