O fórum de suporte da Apple, Apple Support Communities está sendo bombardeado de reclamações graves sobre a atualização para o MacOS Catalina. Usuários de vários modelos de MacBook reportaram que o dispositivo fica totalmente inutilizável após a conclusão da atualização e a solução da Apple não é nada satisfatória.
Vários usuários, incluindo brasileiros, foram prejudicados após a transição do MacOS Mojave para o MacOS Catalina. Os relatos descrevem que após a atualização, todo o computador torna-se inutilizável, apresentando um ícone de uma pasta preenchida com um ponto de interrogação quando ligado.
Alternativas comuns, como o modo de restauração, não funcionam. Tanto o trackpad, quando o teclado, não respondem aos comandos; portanto, a solução precisa ser feita com, pelo menos, outro dispositivo.
Ao contactar a Apple, a empresa afirma se tratar de um problema de hardware e sugere que o usuário vá para a assistência técnica autorizada mais próxima. Chegando lá, o dono do MacBook é surpreendido com um orçamento de até R$ 3.900, já que o defeito vem de uma suposta placa-lógica que precisa ser substituída.
Entretanto, o problema não parece ter sido ocasionado pelo defeito dessa placa, mas sim pela atualização para o MacOS Catalina; já que os dispositivos funcionavam normalmente antes da atualização.
Não se sabe a causa específica deste erro. Os relatos apontam apenas a consequência da atualização. Alguns usuários alegam estar relacionado ao chip EFI, soldado na placa-mãe do MacBook. Neste caso, corrompê-lo realmente exige a troca total da placa.
A Apple não se pronunciou sobre o assunto e mais reclamações no fórum de suporte estão chegando. Esperamos que os usuários tenham um devido suporte da Apple rapidamente. Para quem ainda não atualizou, recomendamos que continue com o MacOS Mojave até a correção do problema.
Fontes