O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está preso desde o dia 11 de abril, quando foi levado da embaixada equatoriana em Londres, no Reino Unido, pelo Serviço de Polícia Metropolitana (MPS) britânico. Segundo o WikiLeaks, Assange não está sendo bem tratado e, pior, seu estado de saúde é grave: o jornalista e ativista já não consegue manter uma conversação normalmente.
Julian Assange foi transferido para a ala de saúde da prisão de Belmarsh
“Temos graves preocupações sobre o estado de saúde de nosso editor, Julian Assange, que foi transferido para a ala de saúde da prisão de Belmarsh (Reino Unido)”, escreveu o WikiLeaks.
A organização nota que a saúde de Julian Assange já estava bastante deteriorada após sete anos dentro da embaixada do Equador em “condições incompatíveis com os direitos humanos básicos”. Assange perdeu peso “dramaticamente”, continua o WikiLeaks, afirmando que o advogado de defesa do ativista já sente dificuldades em conduzir uma conversação normal com ele.
“O caso do Julian tem um dos maiores significados históricos. Ele será lembrado como o pior ataque a liberdade de imprensa em nossas vidas”, notou Kristinn Hrafnsson, editor-chefe do WikiLeaks.
WikiLeaks has grave concerns about the state of health of our publisher, Julian Assange, who has been moved to the health ward of Belmarsh prison. - See full statement: pic.twitter.com/HnZVks4kWj
— WikiLeaks (@wikileaks) 29 de maio de 2019
Categorias