Variante do Mirai agora ataca smart TVs
É importante você alterar as senhas de todos os dispositivos IoT que compra

Imagem de Variante do Mirai agora ataca smart TVs no tecmundo
Pesquisadores da Palo Alto Networks descobriram uma nova variante do malware Mirai que tem dispositivos IoT (Internet das Coisas) como alvo. O Mirai é usado por cibercriminosos para montar redes de bots; entre os alvos da variante, estão smart TVs e sistemas de apresentação wireless.
De acordo com os pesquisadores, a nova versão do Mirai usa o total de 27 exploits — 11 deles são novos. O malware consegue acesso em dispositivos que utilizam senhas padrão ou de fábrica, por isso a importância de você alterar as senhas de todos os dispositivos IoT que compra.
Anteriormente, uma campanha do Mirai tinha como alvo roteadores, modems, DVRs e câmeras de segurança. Os dispositivos infectados pelo Mirai costumam vasculhar a internet em busca de outros dispositivos IoT com as portas Telnet expostas e usam as credenciais padrão (de suas listas internas) para invadir e assumir esses novos dispositivos.

Por Felipe Payão
Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.