Marcos Vinicius de Jesus, 19, foi preso na última terça-feira (5) por suspeita de homicídio. O jovem foi reconhecido em um bloco de carnaval em Salvador, Bahia, por meio de câmeras de reconhecimento facial instaladas no circuito Dodô (Barra-Ondina) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O estado investiu mais de R$ 18 milhões nos softwares de reconhecimento facial
Segundo o Correio, Marcos Vinicius estava fantasiado de mulher quando foi flagrado pelas câmeras. Após passar por um portal de segurança instalado na Barra, policiais militares abordaram o rapaz.
As câmeras cruzam os rostos que passam diante das lentes com o banco de dados dos procurados e foragidos do estado. “Quando acontece uma confirmação, como no caso de Marcos Vinicius, o sistema alerta à polícia, que realiza a prisão”, explica o Correio. O estado investiu mais de R$ 18 milhões nos softwares de reconhecimento facial.
Essa foi a primeira prisão via reconhecimento facial realizada no Brasil.
Divulgação SSP
Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou hoje (07) que a Polícia Militar do RJ também realizou prisões após identificações via câmeras de reconhecimento facial. Segundo Witzel, as câmeras são ligadas aos sistemas da Polícia Civil e Detran.
“As câmeras ligadas reconheceram rostos de foragidos e placas de carros roubados, possibilitando quatro prisões e a recuperação de um veículo. No Rio, bandido não vai ter vida fácil”, escreveu no Twitter.
O projeto de monitoramento da @PMERJ no carnaval deu resultados. Câmeras ligadas aos sistemas da @PCERJ e @DetranRJ reconheceram rostos de foragidos e placas de carros roubados, possibilitando quatro prisões e a recuperação de um veículo. No Rio, bandido não vai ter vida fácil. pic.twitter.com/9SG3lLBUL0
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) 7 de março de 2019
Categorias