O Modo Anônimo oferecido pelo Google Chrome dá uma ideia de privacidade ao usuário: ele permite a navegação desconectada, porém, usuários ainda podem ser rastreados de uma maneira ou outra — e muitos sites ainda conseguem detectar se você navega via Modo Anônimo. Agora, o Google está alterando alguns códigos do modo para deixar a sua navegação mais secreta, escondendo dos sites se você está em Modo Anônimo ou não.
O Chrome vai criar um arquivo de sistema virtual usando a RAM
Mas, por qual motivo os sites querem saber se você está utilizando esse modo ou não? Um deles, e talvez o principal, é o paywall de sites de notícias. Diversos sites de notícias pelo mundo utilizam um tipo de pawall que bloqueia usuários no Modo Anônimo e até registra quem já acessou uma quantidade X de acessos gratuito fora do modo para manter o bloqueio.
Para aumentar as “barreiras” do Anônimo, o Chrome vai criar um arquivo de sistema virtual usando a RAM. Dessa maneira, quando você sair do modo, é garantido que tudo que você navegou será apagado — e os métodos de detecção também deverão cair. Segundo o 9to5Google, o Google tem como meta remover toda a API FileSystem com o passar do tempo.
A novidade deve chegar no Chrome 74 com a possibilidade de ativação feita pelo usuário, contudo, deve ser apenas no Chrome 76 que o recurso já chega como padrão nos navegadores.
Categorias