O festival Pwn2Own, realizado dentro do encontro CanSecWest, no Canadá, tem uma novidade este ano: a categoria automotiva, que promete pagar recompensa a um hacker que burlar a segurança de um carro inteligente. E quem vai ser o alvo neste novo desafio é um Model 3, da Tesla.
Em parceria com a Trend Micro, organizadora do evento, a Tesla vai premiar quem conseguir derrubar as defesas de seu possante com valores que chegam a US$ 300 mil. O primeiro a alcançar o feito, porém, leva para casa o seu próprio Model 3 — provavelmente já com algumas atualizações de segurança para evitar problemas com invasões no futuro.
“O nosso trabalho com a comunidade de pesquisa de segurança tem valor inestimável para nós”, comenta o chefe da divisão de software de veículo da montadora. “Estamos ansiosos para conhecer e recompensar um ótimo trabalho no Pwn2Own e, assim, continuarmos a melhorar os nossos produtos e a nossa abordagem.”
Não é a primeira vez que a Tesla se envolve neste tipo de prática tradicional no mercado de tecnologia. A empresa estadunidense tem o um programa de recompensas próprio lançado em 2014 e paga atualmente até US$ 15 mil por problemas encontrados por desenvolvedores independentes.
Fontes