Um sistema de inteligência artificial batizado de unCAPTCHA tem até 90% de sucesso em burlar o sistema reCAPTCHA, da Google. Os testes foram desenvolvidos e alcançados por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
O reCAPTCHA é aquela caixa de diálogo para checar se você é um robô ou não na internet. Além de selecionar quadrados ou pontos específicos em imagens, o reCAPTCHA também funciona com áudio — voltado para pessoas com deficiências visuais.
Mesmo com atualizações no reCAPTCHA, o sistema desenvolvido pela universidade continua funcionando bem
Segundo o ThreatPost, foi ano passado que a equipe da universidade conseguiu burlar o mecanismo de áudio para “passar” robôs pelo mecanismo de validação. “O sistema faz o download do desafio de áudio, divide-o em vários clipes de áudio digital e os executa em vários sistemas de conversão de texto em fala para determinar os microfones exatos e homófonos próximos, pondera os resultados agregados por nível de confiança e envia a resposta mais provável de volta para o Google”, explica o funcionamento.
Mesmo com atualizações no reCAPTCHA, o sistema desenvolvido pela universidade continua funcionando bem e com 90% de precisão de acerto.
“Estamos em contato com a equipe da reCAPTCHA há mais de seis meses e eles estão totalmente cientes desse ataque”, escreveram os pesquisadores. "A equipe nos permitiu liberar o código, apesar de seu sucesso atual". A Google não comentou o caso.
Fontes
Categorias