Segurança

Facebook confirma que hackers acessaram dados de 29 milhões de usuários

O número é assustador, mas menor do que o afirmado anteriormente pela empresa

em 12/10/2018, 12:21
Facebook confirma que hackers acessaram dados de 29 milhões de usuários

Fonte:

Imagem de Facebook confirma que hackers acessaram dados de 29 milhões de usuários no tecmundo

No final de setembro, uma falha de segurança no Facebook permitiu que hackers tivessem acesso a dados de milhões de contas em todo o mundo. A própria rede social disse, à época, que o volume de usuários prejudicados estaria próximo dos 50 milhões. Mas hoje, a mesma empresa emitiu um novo comunicado com números oficiais sobre o ataque de setembro.

Segundo o próprio Facebook, o número oficial de usuários de perfis acessados ficou em 30 milhões. Desses, 15 milhões de usuários tiveram detalhes acessados (número telefônico e/ou email), para 14 milhões foram também nomes de usuários, definições de religião, relacionamento, localidade e vários outros detalhes que podem ser informados para amigos. Ainda há mais 1 milhão de usuários que foram vistos pelos hackers, mas que não tiveram dados acessados.

Durante os próximos dias, todos os usuários que o Facebook identificaram neste acesso ilegal serão notificados pela própria rede social. A empresa ainda afirma que não houve ataque a nenhum dos serviços externos ao Facebook (como Instagram, Messenger e WhatsApp). Também não há indícios de que os hackers tenham feito ações diretamente nos perfis das vítimas.

Facebook

No documento publicado pelo Facebook, também é revelado que os ataques foram realizados no dia 14 de setembro, mas somente no dia 25 foram percebidos. Dois dias depois a vulnerabilidade foi resolvida e os anúncios realizados em cumprimento com leis internacionais. Há, por fim, a informação de que o FBI está investigando o caso.


Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.


Veja também


Fontes