A empresa de mobilidade 99 iniciou um teste com o intuito de melhorar a segurança de seus passageiros: a instalação de câmeras de monitoramento nos carros de motoristas parceiros. O teste teve início nesta terça-feira (18) na cidade de São Paulo (SP).
Segundo a Reuters, a 99 espera inibir eventuais incidentes de segurança com a nova medida, identificando situações de risco e também pessoas que cometam infrações. “A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis”, disse a 99 em comunicado.
Para monitorar o que acontece nos carros, a 99 vai contar com um central de segurança 24 horas por dia
Inicialmente, as câmeras estarão em alguns carros que fazem viagens compartilhadas e táxis que atendem pela aplicativo. Além disso, os passageiros serão avisados sobre a presença da câmera e os motoristas também deverão assinar um termo de conformidade.
A 99, que busca expandir o monitoramento em vídeo para outras cidades em breve, ainda pretende instalar câmeras com visão noturno e lentes fisheye (olho de peixe) para capturar todos os movimentos dentro do carro, independentemente de ângulo ou claridade.
Para monitorar o que acontece nos carros, a 99 vai contar com um central de segurança 24 horas por dia, com profissionais da engenharia de dados, psicólogos e ex-militares.
Fontes
Categorias