Uma consideração pejorativa que é popular no Brasil é a de que os produtos paraguaios são de baixa qualidade. Isso foi criado, é claro, pelo comércio de todo tipo de produto proveniente da China que muitos brasileiros vão buscar no Paraguai a preços baixos para vender no Brasil. Mas e quando a piada ganha um tom um pouco mais real – e até perigoso em certo sentido?
As armas – de fabricação brasileira – estavam estocadas separadamente por terem sido consideradas obsoletas
Pois um grupo de policiais do Paraguai descobriu que nada menos que 42 rifles haviam sido roubados do local de armazenamento e substituídos por réplicas de brinquedo das armas. O achado se deu na última sexta-feira (24), quando os policiais faziam uma inspeção no Departamento de Armamentos e Munições da Polícia Nacional. O Ministro do Interior paraguaio mencionou o caso chamando-o de “sério ato criminoso”.
Obsoletas e substituídas
As armas – de fabricação brasileira – estavam estocadas separadamente por terem sido consideradas obsoletas. Elas foram substituídas por outras mais modernas e retiradas de circulação pelos policiais. O problema é que, após “sinais de irregularidade” no local de armazenamento, a inspeção descobriu a troca por réplicas de Airsoft, que são usadas em partidas de entretenimento (elas imitam armas reais, mas atiram apenas pequenas bolinhas de plástico).
Roban 42 fusiles de guerra que estaban resguardados en un cuartel policial y lo reemplazan por réplicas de juguete. https://t.co/FP6xCO3F6n pic.twitter.com/ukoXoUnlDY
— ABC Digital (@ABCDigital) 25 de agosto de 2018
O que alertou as autoridades a realizarem a inspeção foi o aparecimento de armas similares no mercado negro há cerca de 1 ano, onde eram vendidas por até US$ 10 mil (aproximadamente R$ 40 mil). Tudo indica que as armas reais furtadas foram vendidas para receptores na Argentina e no Brasil.
Fontes
Categorias