Um golpe que vem ganhando popularidade ultimamente utiliza técnicas de engenharia social e phishing para conseguir o acesso a contas de um usuário a partir do código de verificação enviado para o celular da vítima. A atividade foi percebida pela empresa de segurança Kaspersky, que publicou um texto com informações sobre como se proteger.
O esquema começa com uma pessoa enviando um SMS afirmando que era o antigo dono do celular da vítima. Muita gente pode acreditar na afirmação, já que as empresas de telefonia realmente costumam pegar números antigos que foram desativados e dá-los para clientes novos. O golpista então diz que está tentando ativar uma conta antiga, que ainda estaria associada ao número usado pela vítima. Para isso, ela só precisaria informar o código que seria enviado por SMS.
Não responda a mensagem
Como lembra a Kaspersky, a chance de que a mensagem seja mesmo de uma pessoa que perdeu o acesso à conta são mínimas. O mais provável é que esse criminoso tenha descoberto seu e-mail e número de telefone, possivelmente através de algum vazamento de informações, e está tentando invadir suas contas.
Para isso, ele precisa do código de ativação que é enviado para confirmar a sua identidade quando você esquece a senha de acesso ao e-mail. A partir desse ponto, é possível invadir praticamente qualquer outro serviço, já que a maioria deles depende apenas do e-mail para ter as senhas reiniciadas.
Por conta disso, uma das melhores formas de se proteger contra esse tipo de ataque é através da autenticação de dois fatores. Com ela ligada, será necessário aprovar todos os acessos à sua conta através do celular, o que vai proteger seus dados, mesmo no caso de um e-mail comprometido. Além disso, fique atento e nunca compartilhe esse tipo de código de verificação com ninguém, mesmo que ela peça com uma mensagem muito educada.
Fontes