O governo local da cidade de Atlanta, capital do estado americano da Geórgia, sofreu um ataque do ransomware SamSam. Uma mensagem enviada junto com o código malicioso exigia o pagamento de um resgate no valor de US$ 51 mil em bitcoins para que os dados criptografados sejam restaurados.
A prefeita da cidade, a democrata Keisha Bottoms, confirmou o acontecimento em uma entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (21). Ela afirmou que o governo local está trabalhando com o FBI, a Microsoft e a Cisco para tentar resolver o caso e descobrir quais dados e computadores foram afetados. Alguns sistemas públicos – como o que dá aos cidadãos a possibilidade de pagar contas e acessar documentos de tribunais – estão atualmente fora do ar.
O SamSam é da mesma família do ransomware Samas, que está na ativa pelo menos desde 2015. Apesar disso, a situação atual aponta para um ataque feito para afetar especificamente os computadores do governo de Atlanta, já que não há sinais de que ele tenha atingido outras máquinas.
The City of Atlanta is currently experiencing outages on various customer facing applications, including some the customers may use to pay bills or access court related information. We will post any updates as we receive them. pic.twitter.com/cezLBFsINt
— ATL Municipal Court (@ATLCourt) 22 de março de 2018
O tweet acima, publicado pela conta da Corte Municipal de Atlanta, promete manter os cidadãos atualizados, mas não publicou novas informações durante as últimas 24 horas. O governo local garantiu que a infraestrutura de segurança pública, água e o aeroporto não foram afetados e continuam funcionando normalmente.
Fontes
Categorias