Conhecido pela produção de jogos de simulação, o estúdio FlightSimLabs aparentemente recorreu a práticas um tanto suspeitas para garantir que as pessoas não estavam falsificando seus jogos. Segundo reportou um usuário do Reddit, a empresa estava instalando nos computadores de seus consumidores um softwares para detectar se a cópia usada era original ou não.
O problema surge do fato da ferramenta usada ser baseada em um código que coleta senhas usadas no navegador de internet Google Chrome. Com isso, a desenvolvedora tinha a capacidade de roubar nomes de usuários e códigos de acesso de todas as páginas que os jogadores visitavam.
O chefe da FlightSimLabs, Lefteris Kalamaras, admitiu que a ferramenta realmente está sendo usada, mas disse que nenhuma informação pessoal está sendo coletada — ela simplesmente existe para verificar a autenticidade dos games. “Esse programa é sempre extraído temporariamente e nunca, sob nenhuma circunstância, é usado em cópias legítimas do produto”, garante.
Segundo o desenvolvedor de softwares Luke Gorman, o fato é que não dá para chamar a solução usada de outra coisa que não de malware. Tanto é que, para conseguir instalar os softwares produzidos pela empresa, é necessário desligar o antivírus de seu computador — caso contrário, ele provavelmente vai barrar o processo ao detectar a possível ameaça.
“Nós ouvimos nossos consumidores porque, sem vocês, não haveria a FlightSimLabs”
Em resposta às críticas, a FlightSimLabs substituiu o instalador de seus games que dispensa o uso de malwares. A companhia pediu desculpas pelo ocorrido e por ter violado a confiança de quem compra seus produtos de forma legítima. “Nós ouvimos nossos consumidores porque, sem vocês, não haveria a FlightSimLabs”, afirmou a mensagem divulgada pela empresa.
Estúdio FlightSimLabs é acusado de instalar malwares em PCs de jogadores via Voxel
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