Quem já assistiu a filmes de espiões já conhece a familiar frase “esse dispositivo se autodestruirá em cinco segundos”. Normalmente isso acontecia em gadgets eletrônicos que continham informações confidenciais que deveriam ser vistas por apenas uma pessoa – geralmente, o espião – e apenas uma única vez.
Pois um hacker resolveu criar um pendrive que se autodestrói de verdade após ser ativado em um computador. Ele revelou a invenção e deu detalhes de como a fez em uma postagem, apesar de ter tirado detalhes cruciais para que qualquer pessoa possa criar um desses em casa. O pendrive ganhou o nome de Mr. Self Destruct e transmite arquivos maliciosos para um computador antes de literalmente explodir.
O segredo fica na parte da explosão: a publicação do hacker não especifica o que ele usa como explosivo no dispositivo e nem como ele é acionado após infectar o computador
Para isso, ele usou um chip ATtiny85 compatível com Arduino dentro da estrutura de um pendrive comum. Isso o transforma no que é conhecido como USB Rubber Ducky, que pode fornecer ao computador comandos de teclado e códigos maliciosos, isso porque a máquina acha que é um teclado normal quando conectado.
O segredo fica na parte da explosão: a publicação do hacker não especifica o que ele usa como explosivo no dispositivo e nem como ele é acionado após infectar o computador, o que é bastante sensato visto que esse tipo de informação pode ser potencialmente danoso para o pessoal da internet. Ainda assim, dá para ver bastante do processo no artigo que ele publicou no Medium clicando neste link.
Fontes
Categorias