Sabe quando dizem que o WhatsApp está roubando o lugar dos emails no coração dos usuários? A crescente presença de golpes no aplicativo mostra que os "espertinhos" também já perceberam isso. Desta vez, o disfarce para os ataques fica por conta da promessa de uma "habilitação social grátis".
O DFNDR Lab afirma que este novo golpe está fazendo vítimas em todo o Brasil e tem o foco em brasileiros que recebem menos de 2 salários mínimos ou que estão desempregados. Afirmando que pessoas neste perfil têm direito a uma nova habilitação para dirigir sem custo, o golpe usa uma página falsa para roubar informações pessoais.
Essa página pede o preenchimento de vários dados e também pede para que a oferta seja compartilhada com os amigos. Apesar de não haver malwares diretamente envolvidos, o golpe é perigoso.
Emilio Simoni (Diretor do DFNDR Lab) afirma: "Neste caso específico, o cibercriminoso está aplicando métodos de engenharia social ao ampliar sua base de contatos para a veiculação de novos golpes e até mesmo ganhar dinheiro expondo/vendendo dados pessoais dos usuários". Estima-se que 270 mil brasileiros já tenham caído no golpe e há ainda a projeção de que até 3 milhões de brasileiros podem ser atingidos por ele.
Fontes