O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) divulgou uma mensagem hoje (26) em seu perfil no Twitter alertando cuidado aos cidadãos que se posicionam contra o deputado. Isso porque, como mostra o tweet, uma mensagem falsa compartilhada em grupos do WhatsApp, na verdade, traz um link malicioso para o malware ExploitBlacole.
A mensagem falsa, que tem o título "pastos Silas Malafaia faz denúncia", comenta erroneamente que o deputado Jean Wyllys quer alterar o código penal. "Até quando vamos ficar calados?", aparece na mensagem com um link na sequência.
O ExploitBlacole permite que um invasor tome controle de seu computador ou smartphone
O ExploitBlacole permite que um invasor tome controle de seu computador ou smartphone. Dessa maneira, com acesso ao sistema, um cibercriminoso pode instalar outros programas com consequências piores: roubo de dados pessoais, fotos e vídeos, além do roubo de dados bancários.
"Se você é do tipo que compartilha qualquer coisa que recebe pela internet, é bom verificar o seu saldo bancário", escreveu o deputado. "Uma das mensagens, com uma notícia falsa contra mim, traz um link que, quando acessado, instala o vírus ExploitBlacole. Ele permite a criminosos virtuais roubar senhas e informações pessoais, como, por exemplo, senhas bancárias e das suas redes sociais. Se a falsa notícia deveria parecer falsa e absurda, você tem mais um motivo para adotar uma postura mais inteligente nas redes sociais".
Deputado
Você goste ou não do trabalho do deputado, é preciso ficar atento: compartilhar notícias falsas e clicar em links de remetentes desconhecidos (além de baixar programas fora das lojas oficiais) pode te causar alguma dor de cabeça.
Fontes
Categorias