A revelação dessa falha é feita apenas dois dias após a conta com maior número de seguidores no Instagram ter sido invadida
Uma falha de segurança no aplicativo Instagram permitiu que hackers acessassem dados pessoais – como números de telefone, emails particulares e outras informações – de algumas celebridades e outras contas famosas com grandes números de usuários. O bug foi detectado pelo Instagram, que emitiu um comunicado sobre o incidente e já entrou em contato com os usuários afetados para que tomassem as devidas providências e ficassem alertas para ligações ou emails de remetentes desconhecidos.
Não se sabe se os dois fatos têm ligação, mas a revelação dessa falha é feita apenas dois dias após a conta com maior número de seguidores no Instagram ter sido invadida. O perfil de Selena Gomez foi invadido e foram publicadas por meio dele imagens de Justin Bieber nu. As fotos do ex-namorado da cantora foram removidas pela plataforma e o controle da conta devolvido para seus donos.
Na mira dos hackers
Os hackers conseguiram explorar um bug na API do Instagram, que é usada pelo serviço para se comunicar com outros aplicativos. A empresa disse em uma declaração: “Descobrimos que um ou mais indivíduos obtiveram acesso ilegal a uma série de informações de contato dos usuários de alto perfil do Instagram – especificamente endereços de e-mail e números de telefone – explorando um erro em uma API do Instagram. Nenhuma senha de conta foi exposta. Nós solucionamos o erro rapidamente e estamos realizando uma investigação minuciosa".
O Instagram não confirmou quais usuários foram afetados pela falha, mas confirmou que “algumas contas” foram atacadas e que as medidas de segurança para proteger novos ataques já foram tomadas.
Fontes
Categorias