A GOM, empresa que atua no seguimento de escaneamento tridimensional e medição óptica, aproveitou o 11º Seminário de Tecnologias Robtec – evento que ocorre hoje (20) em São Paulo capital – para demonstrar alguns de seus principais produtos já disponíveis no mercado brasileiro.
Em parceria com a Robtec, a empresa já distribui no Brasil o ATOS Core, mais recente lançamento de seu portfólio de equipamentos para uso profissional. Trata-se de um sensor discreto, compacto e que pode ser adaptado com componentes adicionais de acordo com a necessidade do consumidor.
Ele é comercializado em três edições diferentes. A Essential é voltada para quem deseja realizar tarefas básicas de escaneamento tridimensional, sendo composto pelo sensor em si, um software próprio para o equipamento e alguns acessórios simples (como um pequeno tripé próprio para o gadget). A Professional conta com o mesmo hardware da Essential, mas acompanha um software sofisticado conhecido como ATOS Professional.
Por fim, a Kinematics é uma solução completamente automatizada e pode ser adquirida junto com uma ATOS ScanBox, espécie de “sala” fechada e dotada de um braço robótico que possibilita uma movimentação mais abrangente do aparelho digitalizador. Trata-se de um conjunto de hardware e software voltado para fins industriais, capaz de agilizar tarefas que envolvem escaneamentos, medições precisas e inspeções variadas em objetos de pequeno ou médio porte.
Aparelhos para todas as necessidades
Além do ATOS Core, a GOM oferece ainda o ATOS Compact (scanner portátil com campo de visão escalonável e fácil transporte através de uma maleta especial) e o Tritopcmm (um sistema de medição por coordenadas baseado em uma câmera fotográfica convencional). Ambos também já estão disponíveis no Brasil, sendo distribuídos oficialmente através da Robtec.
De acordo com Valdir Ferreira da Silva, gestor de unidade da Sala de Medidas & Meisterbock da Volkswagen (fábrica de Taubaté), a adoção das soluções de medição óptica da GOM por parte da montadora resultou em uma redução de 40% no tempo gasto para realização de tais tarefas técnicas.
Stefan Hoheisel, gerente de vendas da GOM para as Américas, destaca que a empresa possui uma rede de suporte mundial formada por especialistas capacitados prontos para atender os clientes da companhia e sanar quaisquer problemas enfrentados durante a operação dos dispositivos. Atualmente, a companhia possui mais de 45 representantes ao redor do mundo.