Tanya Marie Vlach, artista de San Francisco (EUA) que perdeu o olho esquerdo em um acidente ocasionado pelo furacão Katrina, buscou na tecnologia uma solução para sua trágica mutilação. Após sua recuperação, a moça usou a internet para encontrar novos desenvolvimentos tecnológicos que poderiam ajudá-la a recuperar a visão.
Por meio do seu blog, que ela intitula One-Eyed, a jovem norte-americana conseguiu contatar engenheiros que se engajaram no seu dilema. Assim, Vlach está lançando a ideia de criar uma câmera em miniatura que seja inserida no protótipo ocular que ela utiliza. O projeto foi batizado de “Grow A New Eye”, algo como “O crescer de um novo olho” em português.
O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a moça procura pela ajuda de engenheiros e cientistas para construir o dispositivo. Dessa forma, muitos fatores críticos ainda não foram definidos. Por exemplo, como o olho biônico se comunicará com o cérebro é uma das indagações sem resposta.
No site Kickstarter, Vlach listou algumas especificações para o dispositivo:
- Gravação em alta resolução (720p);
- Formatos de vídeo MPEG-4 e H.264;
- Construído com base em um transmissor wireless;
- Conectividade via porta USB e mini HDMI;
- Zoom ótico de 3 vezes;
- Saída mini A/V;
- Indutores como fonte de alimentação.
Entre os desejos da jovem para a tecnologia estão: dispositivo de geolocalização, sensores que respondam às piscadas para tirar fotos ou ligar e desligar a câmera, reconhecimento facial, dilatação da pupila conforme variação da luz externa e resistência à água.
Categorias