Na última terça-feira (19), a Samsung convidou jornalistas e outras figuras do meio de tecnologia para apresentar um lado diferente da empresa. Em uma apresentação bem informal em seu escritório em São Paulo, a companhia sul-coreana se focou em apresentar campanhas relacionadas a conectividade, mas que deixam um pouco de lado os dispositivos mobile para apostar na conexão entre pessoas. No bate-papo, foi apresentado o projeto “Samsung conecta você a sua música”.
Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina, abriu a conversa falando sobre como o ser humano é o centro das inovações para a empresa e as estratégias utilizadas pela companhia para estar presente no dia a dia dos consumidores. Segundo ele, o investimento em ações de responsabilidade social e a aposta nas paixões dos brasileiros são caminhos naturais tomados pela marca.
Mario Laffitte iniciou a conversa sobre o projeto da Samsung.
Além de se dedicar a projetos de gastronomia voltados ao tema, como o Samsung Chef Experience, a sul-coreana tem direcionado parte do seu foco em iniciativas sociais no Brasil à cena musical do país. “É algo muito simples, muito fácil de fazer acontecer, mas que, às vezes, as grandes corporações deixam passar ao largo. É simplemente proporcionar às pessoas o acesso aos nosso projetos culturais e musicais”, explicou o executivo.
Antes de Elaine Ishibashi, gerente sênior de Marketing da Operação Brasil da Samsung, tomar as rédeas da apresentação, Mario aproveitou a deixa para rasgar elogios à ação dedicada ao público brasileiro. Ele comentou que o núcleo da iniciativa já existe há algum tempo – com sua encarnação atual sendo quase que uma “versão 2.0” do projeto – e é fruto de uma união entre diferentes setores internos e corporativos da companhia.
Aposta na cidadania corporativa
Elaine ressaltou que, ao trabalhar em uma corporação como a Samsung, todos lá estão envoltos em inovação o tempo todo, sentindo também a pressão constante do mercado para que sejam lançados novos produtos e desbravadas novas tecnologias. Assim, para ela, é muito prazeroso falar de uma iniciativa que envolve conexão e música sob um aspecto de lazer. “A tecnologia parece ser sempre fria, mas a gente sempre tenta aquecê-la um pouco”, disse a executiva, mostrando que isso é importante abrir uma ligação com o consumidor.
Ainda no assunto, ela falou sobre o modo como a companhia se envolve na cidadania corporativa, bastante centrada na educação. “Entrando em escolas públicas, conseguimos entender os alunos e trazer o melhor deles. Investimos em smartschools, fornecendo tablets, smartphones e TVs para promover a conectividade e deixar a educação mais dinâmica”, analisou.
Para ampliar ainda mais essas plataformas corporativas, a empresa resolveu lançar o “Samsung conecta você a sua música”, que conta com diversos shows e atividades em sua agenda. Fazendo uma pesquisa de analidade e relevância entre seus usuários, a Samsung percebeu que “ouvir músicas” e “ir a concertos” é bastante importante para seu público. Isso fez com que a marca concentrasse forças em eventos como o E-Festival, no qual as pessoas podem se inscrever e participar de um concurso de revelação de novos talentos.
Com objetivo de garantir que haja uma valorização da cena musical brasileira, as vertentes Canção e Instrumental do festival dão prêmios em dinheiro, produtos e até mesmo uma curadoria dos vencedores. “Acompanhamos toda a carreira desse talentos e fazemos sua introdução nas principais rádios do país, fazemos com que ele cantem com grande nomes da música brasileira e promovemos shows abertos ao público”, detalhou Elaine, dizendo que os famosos que darão uma forcinha para os iniciantes serão revelados em breve.
De todos os gêneros, para todos os gostos
Assim como o E-Festival, outro projeto que ganha nova edição este ano é o Blues Festival, com mais de 50 performances agendadas para as praças de São Paulo e Rio de Janeiro, com sessões de cinema, exposições fotográficas e, claro, diversas apresentações fechadas e gratuitas, contando com figuras como George Benson, Ben Harper e outros. Fazendo sua estreia, o projeto Rock no Museu é um evento dedicado exclusivamente ao gênero e que vai homenagear um “superguitarrista” cujo nome só saberemos em junho.
Outra plataforma anunciada foi a Samsung Live Music Rocks, que é exclusiva para quem adquiriu convites na compra dos celulares top de linha da empresa, o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. Porém, nem tudo nessa iniciativa são ícones estrangeiros ou ritmos internacionais, já que a sul-coreana deve dar um apoio ao cenário nacional se integrando ao Festival de São João de Caruaru – um dos maiores eventos de forró do Brasil e uma das festas juninas mais tradicionais e importantes do país.
Quero participar, como faço?
Revelando ao Brasil o talento musical de Lari Basilio, no projeto instrumental e de General Bonimores, em canção, no ano passado, as edições 2015 do Samsung E-Festival estão prestes a começar. Quem achar que dá conta do recado e quiser testar sua habilidade nos instrumentos ou no gogó devem se inscrever através do site do E-Festival Instrumental, que recebe cadastros até 14 de junho, e do E-Festival Canção, que se estende um pouco mais, até o dia 21 do mesmo mês.
Após todo o processo de registro – no qual o artista ou a banda fornece os links para suas canções – os trabalhos passarão por uma comissão julgadora que tem cerca de um mês para selecionar dez finalistas. Esses escolhidos, então, vão partir para uma etapa de voto popular, no qual os internautas vão poder acompanhar o material de cada projeto, entrevistas com os integrantes e outros conteúdos relacionados ao concurso. Por fim, os vencedores serão anunciados em um grande festival, que deve contar com a participação de artistas brasileiros de renome.
Fontes
Categorias