O serviço de questionário do SurveyMonkey entrevistou cinco mil consumidores de eletrônicos no final de 2014 e chegou a conclusões interessantes sobre o atual momento de algumas das fabricantes mais badaladas da indústria.
De acordo com a pesquisa, a Samsung é a marca que mais provoca "lealdade" nos consumidores — ou seja, faz com que os usuários não migrem para as rivais. Ela marcou 35 pontos na escala do SurveyMonkey, sendo que a média da indústria é de 19 pontos.
A Apple aparece abaixo, com 28 pontos. Quem foi mal na pesquisa foi a Microsoft: a empresa fechou a pesquisa com 8 pontos negativos, sugerindo que os consumidores não passam muito tempo com produtos da fabricante — ou logo deixam eles de lado e partem para uma concorrente.
Na verdade, essa pesquisa deve ser um pouco contestada: enquetes online como a do SurveyMonkey podem ter sido respondidas com más intenções. Pelo menos, elas servem para mostrar que o público é exigente e espera mais das marcas consumidas.
Taxa de satisfação de serviço
A satisfação com o serviço prestado também foi avaliada, desde o atendimento do vendedor até assistências técnicas. A Apple desta vez saiu-se melhor, com 41% de clientes com avaliações positivas. A Samsung ficou atrás, com 25% — ambas bem menores que o valor considerado ideal para a indústria, de altos 75%.
A Microsoft novamente apresentou um baixo desempenho com somente 19% na pesquisa.
Fontes
Categorias